sábado, 25 de maio de 2013

História do povo cigano

*
No rodar de minha saia chamo o vento para bailar.
*
Em razão da ausência de uma história escrita, a origem e a história inicial dos povos roma foram um mistério por muito tempo.
 Até meados do século XVIII, teorias da origem dos roma se limitavam a especulações. 
No final do século, antropólogos culturais levantaram a hipótese da origem indiana dos roma, baseada na evidência linguística - o que foi posteriormente confirmado pelos dados genéticos.
Em 1777, Johann Christian Cristoph Rüdiger, professor da Universidade de Halle, na Alemanha, em carta ao linguista Hartwig Bacmeister, sugere uma possível ligação entre o romani e as línguas da Índia. 
Rüdiger baseava suas conjecturas em pistas fornecidas pelo próprio Bacmeister e por seu professor, Christian Büttner, mas também na sua própria pesquisa, realizada com a ajuda de uma falante de romani, Barbara Makelin, e apoiada em gramáticas hindustani. 
A hipótese teve ampla circulação entre seus colegas acadêmicos. 
Em 1782, Rüdiger publicou um artigo intitulado "Sobre o idioma indiano e a origem dos ciganos", no qual compara as estruturas gramaticais do romani com as do hindustani. 
Trabalhos seguintes deram apoio à hipótese de que a língua romani possuía a mesma origem das línguas indo-arianas do norte da Índia.
 Baseado no dialeto sinti, este é o primeiro esboço gramatical acerca de uma variedade do romani, e é também a primeira comparação sistemática do romani com outra língua indo-ariana.
*
Fonte de pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição! Volte sempre!

banner
Seus links em um só lugar!