quarta-feira, 19 de junho de 2013

A Música Cigana

*
A música é uma atividade de caráter quase religioso para o povo cigano, ele toca, canta e dança para se divertir.
Também é muito conhecida pelo sentimento de nostalgia, pois, quando ele toca seu violino, violão, alaúde ou violoncelo, é seu coração, sua alma que toca.
*
*
Através da música, os ciganos expressam todos os seus sentimentos; pelo lamento contam nas músicas suas tristezas por perseguições e, pela música alegre com dança, extravasam a alegria de viver.
*
*
Suas músicas, muito influenciaram os compositores por onde andaram : Hungria, Rússia, Espanha e outros países.
Porém a autêntica música cigana é uma progressão rítmica de sons produzidos unicamente pelo bater as palmas das mãos. Isso influenciou muito a dança espanhola.
Segundo Miriam Stanescon, " quando batemos os pés estamos jogando para fora toda a negatividade, quando batemos palmas, captamos a energia do ar, quando sacudimos as saias e os cabelos, saudamos nossos ancestrais".
*
*
A música flamenca é o tipo musical em que a alma cigana se encontra mais fortemente inserida, e a influência da música e da dança dos ciganos, no mundo, é incontestável, pois encontramos sua influência nas musicas de Lizst, Bach, Bizet e tantos outros.
*
*
A dança cigana é realizada por qualquer motivo, pois os ciganos acreditam que ela traz alegria e espanta o mal; as ciganas, aos acordes de violinos, violão ou acordeão e palmas compassadas, com seus vestidos coloridos e rodados, cheias de energia, beleza, sedução e paixão cigana dão não só alegria, mas a " vida " à festa.
*
Texto do livro : Ciganos, Mistérios e Magia por Rosalinda da Matta.
Créditos das Imagens : Andrew Atroshenko

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição! Volte sempre!

banner
Seus links em um só lugar!