quarta-feira, 12 de junho de 2013

O Ciclo das Águas

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Caboclo Tupinambá
Pintura feita pela artista em temas espiritualistas:
Agnes dos Santos
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Para compreendermos as forças da natureza interagindo, o que nos auxiliará entendermos como os Orixás interagem até chegarem a se manifestar em terra, basta que imaginemos e nos lembremos de como a natureza atua e funciona.
A seguir exponho o que chamo de Ciclo das Águas, que objetiva ilustrar a manifestação dos 7 Orixás Básicos na natureza onde incluo Nanã para uma melhor compreensão de quando a menciono como “Senhora das Águas Originais”.
A água nascendo numa mina (Nanã) rolando pelas pedras (Xangô), em queda formando uma cachoeira (Oxum), que corre pela Terra (Omulu), germinando esta terra para o nascimento dos vegetais e árvores (Oxóssi), as águas indo desaguar no mar (Iemanjá), o sol aquecendo (Ogum) provocando a evaporação e precipitação na terra em forma de chuva (Iansã), reiniciando assim o processo.
O culto a estas forças que agem e interagem de forma absolutamente harmônica e perfeita,
chama-se Umbanda. 
Caridade e Amor ao Pai, criador de Tudo, amor e respeito à natureza e tudo que nela existe.
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ORIXÁS
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Agora que falei um pouco sobre como as forças da natureza atuam, passarei a uma pequena explanação destas mesmas forças atuando a nível de terra, ou seja, nos terreiros de Umbanda e em nossas vidas por acreditar firmemente que o que precisamos compreender primeiro é o que vemos e sentimos, depois como manipulados e finalmente, compreendermos
Orixá ao nível de Astral Superior.
A Umbanda por ter origem e influência africanista e indígena, têm como referência antiga o sincretismo religioso, em que os santos católicos foram associados aos Orixás africanos.
 Essa associação foi feita pelos negros escravizados objetivando disfarçar o seu culto aos Orixás.
|Nosso país tem dimensões continentais e ao observarmos o significado da palavra sincretismo, entenderemos porque ele varia tanto de região para região.
Uma vez que a minha vivência acontece no Estado do Rio de Janeiro, quando estiver falando em sincretismo, estarei me referindo ao que ocorreu e ocorre aqui.
A Umbanda não é regida e nem se fundamenta em lendas de Orixás.
Quando estiver falando em características básicas dos regidos por cada Orixá, estarei falando de maneira geral, visando a compreensão da manifestação maior do Orixá em nível de terra.
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Cabloca Jurema
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Características Básicas dos Orixás
Oxoce
Alguns podem estar estranhando essa forma de grafia do nome do Orixá. 
Além dessa ainda encontramos Oxossi e Oxosse. 
Escolha a que melhor lhe convier ou lhe for mais simpática. 
Mais importante do que saber como se escreve o nome é saber quem é o Orixá.
Oxoce é representado pela energia que irradia das matas, tendo absorvido do Candomblé também o Orixá Ossanha ou Ossãe (Orixá das folhas), representado na Umbanda pela linha da Jurema.
Oxoce é o Orixá da saúde, da cura através das ervas e da irradiação de sua força.
 A sua cor é o verde (todos os tons que variarão de acordo com a origem do Caboclo). 
O dia da semana dedicado a Oxoce é a quinta-feira, por ter sido associado a ele o planeta Júpiter, que rege a quinta-feira, e é o planeta da expansão.
O seu elemento é terra. 
Por que é de onde brotam os vegetais de Oxoce.
É o Orixá da vitalidade, da energia vital (ligada à saúde), farmacopéia, nutrição. 
É o caçador do Axé (força).
Representado na Umbanda pelos Caboclos e Caboclas que se desdobram em várias sub-linhas
conforme o outro Orixá que estará trabalhando conjugado. 
Exemplo, a linha de Caboclos que trabalham com as águas, ou seja, resultado da conjugação de Oxoce com Oxum ou com Iemanjá, mas são Caboclos de Oxoce trabalhando em harmonia com as águas: 
Cabocla Yara, Cabocla Jupyra, Caboclo da Cachoeira, Caboclo do Mar, etc.
 Valendo lembrar que poderão também apresentarem-se em gira de terreiro tanto na hora da invocação a Oxoce quanto na hora de Oxum ou Iemanjá.
Outro exemplo é a linha de Caboclo Bugre e a de Caboclos Flecheiros que são Caboclos de Oxoce trabalhando em harmonia com Omulu, em níveis de conjugação diferentes.
Por ter sido sincretizado, no Rio de Janeiro, com o Santo Católico São Sebastião, tem o seu dia comemorado em 20 de janeiro.
Saudação: 
Okê Bamba O’Clima, Okê Caboclo ou Oke Aro; onde: Okê Bamba O'Clima - kê =
gritar; Okê = aquele que grita; Bamba - Valente (valentia) o'clima = acima ou de cima.
Okê Caboclo = Seria basicamente uma corruptela do anterior e significa por conseqüência: 
Salve o Caboclo que grita.
Okê Arô! = Okê = aquele que grita, Arô é um título de honra, uma autoridade.
 Portanto Okê Arô seria a “autoridade que fala mais alto”.
A Orixá de equilíbrio de Oxoce é Oxum, pois é através das águas da Oxum que os vegetais de Oxoce podem germinar e crescer.
Características básicas dos regidos por Oxoce: 
são pessoas meio fechadas, que gostam de viver no seu próprio meio ou grupo, pois é onde realmente se sentem à vontade. 
Gostam de contemplar a natureza. 
Geralmente são pessoas desconfiadas, mas que quando confiam são amigos fiéis.
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Do Livro: Umbanda, Mitos e Realidade 
Autor MÃE IASSAN AYPORÊ PERY

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